Represa Guarapiranga

A apenas 30 minutos da Avenida Faria Lima você encontra a natureza da Mata Atlântica, no Parque do parque do guarapiranga-1Guarapiranga, rodeando a represa de mesmo nome, construída em 1907, um complexo com 19 metros de altura e capacidade de armazenamento de 200 milhões de metros cúbicos de água.

Parque do Guarapiranga é hoje uma das áreas de proteção ambiental de São Paulo, uma área de mananciais que recebe as águas dos rios Embu-Guaçu e Embu-Mirim, além de inúmeros córregos e ribeirões que conseguem ainda manter viva a represa, criando condições de desenvolvimento da remanescente Mata Atlântica.

A empresa Vivant SP participa da luta pela preservação da Represa Guarapiranga, buscando preservar suas águas e atraindo turistas para a região, oferecendo os melhores serviços para que paulistanos e turistas possam conhecer o que a maior cidade da América Latina pode oferecer: a natureza viva dentro de São Paulo.

parque do guarapiranga-2Parque do Guarapiranga não é somente uma área de preservação ambiental: é uma região necessária para São Paulo, pois as águas da represa são fornecidas para mais de três milhões de pessoas da Zona Sul.

O trabalho da Vivant SP na Represa Guarapiranga, além de oferecer lazer e diversão aos paulistanos está também voltado para os cuidados necessários para a preservação dessa área que não é apenas uma parte da natureza, mas sim palco de vários acontecimentos históricos.

Parque do Guarapiranga e as águas da represa serviram como pano de fundo para os pioneiros da travessia aérea do Atlântico Sul, em 1928, quando o hidroavião Santa Maria ali pousou, trazendo de Gênova, na Itália, três grandes personagens, Francesco de Pinedo, Carlo Del Prete e Vitale Zacchetti.

Também foi no Parque do Guarapiranga que o brasileiro João Ribeiro de Barros pousou o seu hidroavião Jaú, pouco tempo depois, além de outros pioneiros da aviação, como Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Parque do Guarapiranga e as águas da represa oferecem lindas paisagens, praias de areia, pássaros típicos do Pantanal, clubes, marinhas e restaurantes. A Vivant SP, através de seu trabalho, busca desenvolver o turismo na região, oferecendo aluguel de lancha e passeios, buscando alertar para a necessidade da preservação desse local abençoado pela natureza.